quinta-feira, 19 de maio de 2016

Religião e Teologia


Caro Leitor,

Estamos divulgando hoje, em nome de www.FilosofiaEsoterica.com   e  seus websites associados, o texto do filósofo cearense Farias Brito intitulado  Religião e Teologia.

Farias Brito é um dos pioneiros do pensamento teosófico em língua portuguesa. Diz o artigo:   

000000

…A teologia cristã nada produz que possa satisfazer às exigências do espírito, não constrói uma doutrina que esteja de acordo com as verdades já reconhecidas e proclamadas pela ciência, não resiste à crítica, nem satisfaz à razão. Em primeiro lugar, não se funda nos processos da lógica, mas unicamente na autoridade da revelação, e sendo essa pretensão partilhada igualmente por todas as outras religiões, não há razão para que sejam aceitos de preferência os princípios do catolicismo. Depois, a revelação não é senão a explicação da religião pelo milagre; e o milagre concebido como um fato contrário à natureza e superior à natureza é “pura e simplesmente um absurdo”. É o que ficou já devidamente explicado e rigorosamente provado desde Spinoza, que não via nos milagres das Santas Escrituras, senão fenômenos naturais que excedem ou se acredita que excedem a extensão da inteligência humana. 

Há muitas religiões: assim o cristianismo, assim o bramanismo, o budismo, o islamismo e muitas outras. Todas elas dão-se como revelação da divindade, de modo que a revelação é um fato geral comum a todas as religiões. Nestas condições em vez de poder uma delas contestar a autenticidade de todas as outras, considerando-se como a única que tem o direito de apresentar-se como revelação verdadeira, ao contrário é do estudo comparado das diferentes religiões que se deve partir para a explicação natural da revelação. 

000000000000000

Religião e Teologia  está entre os “Doze Textos em Destaque”, em  www.FilosofiaEsoterica.com . Além disso, basta escolher um destes links diretos para chegar ao artigo:




A reprodução do artigo  Religião e Teologia  é livre, uma vez que seja feita na íntegra - incluindo o nome de autor - e que seja citado o website de onde for retirado.

Visite nossas páginas no Facebook. Entre elas estão  FilosofiaEsoterica.comSerAtento, Vislumbres da Outra MargemCarlos Cardoso Aveline.     

Para acompanhar  um estudo diário da filosofia esotérica original, visite a página do  e-grupo SerAtento em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo.  O link direto é o seguinte: 


Outra possibilidade é escrever para  lutbr@terra.com.br  pedindo informações sobre o SerAtento.

Fraternalmente,

Os Editores

000



0000000
.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

O TEOSOFISTA - MAIO DE 2016

Caros Leitores,

A edição de Maio de O TEOSOFISTA foi publicada e tem o seguinte pensamento de abertura:

“Uma absoluta justiça é inevitável: a lei do carma não aceita suborno.”

O texto  “A Verdadeira Esquerda Jamais Defendeu o Crime: Filosofia Marxista Não Apoia Ladrões” começa na capa e conclui à página 4. Na página 5, temos as notas “Possibilidades Ilimitadas” e “A Bênção Que Vem das Plêiades”.

A Força do Som Sagrado” está à p. 6. O leitor encontra “As Cinco Dimensões do Amor” às pp. 7 e 8. O artigo “As Dores da Aprendizagem: Autoconhecimento Como Desafio”, de Arnalene Passos do Carmo, está às pp. 8 e 9.

Outros temas da edição de maio de 2016  de “O Teosofista” incluem:    

* A Má Vontade e a Gratidão;

* O Poder Criativo da Concentração;

* Desapego e Atenção Plena;

* Aspectos da Lei Cíclica;

* A Esquerda Deve Renovar-se;

* O Amor e a Boa Vontade;

* Shakespeare e a Mente Alerta;

* Aprendendo Com os Absurdos;

* A Fraternidade Entre Religiões; e

* Ideias ao Longo do Caminho.

A edição tem 19 páginas e inclui a lista dos textos publicados recentemente em nossos websites.

A publicação pode ser lida nos websites  www.FilosofiaEsoterica.com  ,  www.HelenaBlavatsky.net   e  www.Vislumbres.com.  “O Teosofista” está entre os “Doze Textos em Destaque”, em  www.FilosofiaEsoterica.com .   Além disso, basta escolher um destes links diretos para chegar à publicação:




A reprodução de “O TEOSOFISTA” é livre, uma vez que seja feita na íntegra e que seja citado o website de onde for retirado.

Sugerimos também a leitura do texto de Ivan A. Il’in,  O Respeito Espiritual por Si Mesmo. Ele foi publicado recentemente em nossos websites e pode ser lido acessando-se um destes links diretos:




000

Fraternalmente,


Os Editores

.