quarta-feira, 26 de março de 2014

O Centro do Círculo de Pascal


 

"O centro do universo está em todas as partes. Portanto, ele está em cada cidadão. Todo indivíduo dotado de boa vontade tem, em si mesmo, a alavanca capaz de mover o mundo."
.

segunda-feira, 24 de março de 2014

O TEOSOFISTA - Março de 2014


Caros Amigos,
 .
O seguinte pensamento abre a edição de Março  de O Teosofista,  que já está disponível:
 .
“Obter uma vontade forte é útil, para quem tem metas solidárias e altruístas.”
 .
Na página 1, temos o artigo “O Papel da Metafísica no Êxito do Brasil e de Portugal”. A tese é que a produção filosófica de um país está misteriosamente ligada aos demais índices de desenvolvimento da nação.
 .
Na página 3, uma nota sobre a força de vontade, e  um poema de Múcio Teixeira (1857-1926), intitulado “Alma Nua”. 
 .
Nas páginas 4 a 6, temos o artigo “A Força Criadora da Atenção”, da teosofista portuguesa Joana Maria Pinho. A educadora mineira Regina Maria Pimentel de Caux escreveu o texto “Educando o Ser Interior”, que começa na página 7.  Na p. 9, uma nota sobre a nova etapa da tradução gradual de “A Doutrina Secreta”, de H. P. Blavatsky.  
 .
As pp. 10 e 11 trazem três notas breves: 
 .
* “Compreendendo a Dança do Tempo”,
* “Como se dá o Despertar” e
* “O Modo de Olhar os Problemas”.
 .
Nas páginas 12 a 14 há o texto “Sobre o Dever de Agir com Altruísmo”, Diogo Antonio Feijó, o estadista e filósofo brasileiro do período do Império. Na primeira metade do século 19, Feijó teve a coragem e a visão profética suficientes para pedir o final do celibato obrigatório do clero. Ele queria acabar com a corrupção dos sacerdotes, mas sua boa intenção atraiu a ira do Vaticano. Pensador honesto, Feijó levou uma vida austera. Foi um pioneiro do estudo de Kant no Brasil.
 .
Esta edição de 19 páginas conclui com a Lista dos textos publicados mais recentemente em www.FilosofiaEsoterica.com e seus websites associados.
 .
O boletim pode ser lido nos websites  www.FilosofiaEsoterica.com ,   www.TeosofiaOriginal.com  e www.VislumbresDaOutraMargem.com.  Ele está entre os “Doze Textos em Destaque”, em  www.FilosofiaEsoterica.com .   Além disso, basta escolher um destes links diretos para chegar à publicação:
 .
 .
 .
 .
A reprodução de “O TEOSOFISTA” é livre, uma vez que seja feita na íntegra e que seja citado o website de onde for retirado.

Convidamos nossos leitores a visitarem nossas páginas no Facebook, inclusive Brasil Atento,  Carlos Cardoso Aveline,  SerAtento,  FilosofiaEsoterica.com , Loja Unida de  Teosofistas e A Doutrina Secreta.
 .
Os interessados em um estudo diário da filosofia esotérica original devem escrever a lutbr@terra.com.br , perguntando como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo  SerAtento.   
 .
000
 .
Fraternalmente,
 .

Os Editores