segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A Misteriosa Energia do Amor

Caros Amigos,
.
Estamos divulgando, em nome de www.FilosofiaEsoterica.com e websites associados, um texto de Pitirim A. Sorokin intitulado A Misteriosa Energia do Amor .
.
O primeiro parágrafo do artigo afirma:
.
000000
.
Em décadas recentes, a ciência abriu diversos novos campos de atuação para sua exploração e uso. As investigações no mundo subatômico e o aproveitamento da energia atômica são apenas dois exemplos destas aventuras. Talvez o último reino a ser explorado seja o misterioso domínio do amor altruístico. Embora esteja agora no início, é provável que o seu estudo científico torne-se uma área da maior importância para futuras pesquisas: o tópico do amor inegoísta já foi colocado na agenda de hoje da história, e está para se transformar em seu assunto principal.
.
00000000000000000
.
O texto A Misteriosa Energia do Amor está entre os “Doze Textos em Destaque”,em www.FilosofiaEsoterica.com . Além disso, basta escolher um destes links diretos para chegar à publicação:
.
.
.
.
A reprodução do artigo A Misteriosa Energia do Amor é livre, uma vez que seja feita na íntegra -incluindo o nome de autor - e que seja citado o website de onde for retirado.
.
Convidamos nossos leitores a visitarem nossas páginas no Facebook, inclusive Carlos Cardoso Aveline, SerAtento, FilosofiaEsoterica.com e Loja Unida de Teosofistas.
.
Os interessados em um estudo diário da filosofia esotérica original devem escrever a lutbr@terra.com.br , perguntando como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.
.
000
.
Fraternalmente,
.
Os Editores
.

sábado, 28 de dezembro de 2013

O TOLO E O SÁBIO

Foto: O TOLO E O SÁBIO   A tolice consiste em produzir sofrimento desnecessário para nós próprios ou para outrem (veja a imagem).  A satisfação pessoal durável não depende de ter nossos desejos atendidos. Ela surge da sabedoria que nos permite evitar os desejos cujo resultado é sofrimento.    O tolo exige que a vida lhe satisfaça as vontades. O sábio nada deseja no plano pessoal, e assim alcança a plenitude. Cada cidadão tem dentro de si mesmo um tolo e um sábio, e pode decidir se o tolo deve mandar no sábio ou aprender com ele.   O tolo e o sábio dentro de nós não são sempre fáceis de identificar, e a dificuldade ocorre porque o tolo se disfarça de sábio, e o sábio fala com a humildade de um tolo.     A auto-observação permite desenvolver o discernimento.  A experiência acumulada da alma nos leva à serenidade, e a vontade de buscar o mais elevado nos ensina a voar na direção da luz.   (Carlos Cardoso Aveline)


A tolice consiste em produzir sofrimento desnecessário para nós próprios ou para outrem (veja a imagem).

A satisfação pessoal durável não depende de ter nossos desejos atendidos. Ela surge da sabedoria que nos permite evitar os desejos cujo resultado é sofrimento. 

O tolo exige que a vida lhe satisfaça as vontades. O sábio nada deseja no plano pessoal, e assim alcança a plenitude. Cada cidadão tem dentro de si mesmo um tolo e um sábio, e pode decidir se o tolo deve mandar no sábio ou aprender com ele. 

O tolo e o sábio dentro de nós não são sempre fáceis de identificar, e a dificuldade ocorre porque o tolo se disfarça de sábio, e o sábio fala com a humildade de um tolo. 

A auto-observação permite desenvolver o discernimento. A experiência acumulada da alma nos leva à serenidade, e a vontade de buscar o mais elevado nos ensina a voar na direção da luz. 

(Carlos Cardoso Aveline)

Mensagem publicada no facebook Carlos Cardoso Aveline
.
(Os Editores)

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O MISTÉRIO DO ANO QUE VEM


A melhor maneira de saber como será o ano de 2014 para cada um de nós é determinar a nossa atitude diante dele.

Nossos pensamentos diante do presente e do futuro criam uma "estrutura de relação com a vida" que influencia poderosamente o que nos ocorre, dando cor e significado aos fatos que vêm até nós, e definindo metas que dão um sentido maior às nossas ações.

Cada cidadão de boa vontade pode decidir como lançará no tabuleiro da vida, em 2014, as suas porções de energia vital.

Deseja ritmos tranquilos de vida, depois de um ano agitado? Ou prefere um ano mais ousado após de um período de calma, cautela e quase marasmo?

Talvez deseje continuar como está, ou renovar a vida aos poucos, ou viver e provocar uma revolução súbita. Há um tempo para tudo na vida.

Os últimos dias do ano são uma oportunidade para a reflexão meditativa, e para perceber o que é adequado para nós na próxima ronda cármica de 12 meses.

Os níveis superiores e invisíveis da agenda de 2014 devem ser preenchidos com nossa intenção e nossa determinação de fazer o melhor, dentro do ritmo adequado.

(Carlos Cardoso Aveline)
 
 
000

Mensagem publicada no facebook Carlos Cardoso Aveline
 
 
(Os Editores)
.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O NOSSO DEVER


Foto: O LEMA DO DIA 

A firmeza vem de dentro.  

Graças a ela podemos colocar cada acontecimento em sua perspectiva correta, e não mais que isso; e atribuir aos fatos o seu significado correto, sem exagero. 

O que há de real à frente é o nosso dever.  

(CCA)

 

A firmeza vem de dentro.


Graças a ela podemos colocar cada acontecimento em sua perspectiva correta, e não mais que isso; e atribuir aos fatos o seu significado correto, sem exagero.

O que há de real à frente é o nosso dever.

(CCA)
.
000

Mensagem publicada no facebook Carlos Cardoso Aveline

Fraternalmente,

Os Editores
.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

A MUDANÇA E A PERMANÊNCIA

Foto: A MUDANÇA E A PERMANÊNCIA  Há coisas na vida que mudam o tempo todo, e há coisas que permanecem iguais.   Não se pode negar uma destas dimensões, e não se pode negar a outra.   Podemos observar ambas. É possível transcender tanto o apego à mudança como o apego à permanência, e viver o equilíbrio.  (CCA)

Há coisas na vida que mudam o tempo todo, e há coisas que permanecem iguais. 

Não se pode negar uma destas dimensões, e não se pode negar a outra. 

Podemos observar ambas. É possível transcender tanto o apego à mudança como o apego à permanência, e viver o equilíbrio.

(CCA)

000

Mensagem publicada no facebook Carlos Cardoso Aveline

Fraternalmente,

Os Editores



terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O Presépio na Alma de Cada Um

www.FilosofiaEsoterica.com


A Essência do Natal Não Pode
Ser Encontrada no Mundo Externo
.
Carlos Cardoso Aveline
.
 


A celebração do amor universal é feita imediatamente antes de virarmos a página de mais um ano no Livro da Vida.

Para a filosofia esotérica, no entanto, o verdadeiro presépio ocorre no coração humano. Nele nasce o nosso melhor e mais elevado “eu”. A experiência é iniciatória: cada elemento do presépio externo pode ser reconhecido como um símbolo do Caminho.

As condições do inverno do Hemisfério Norte correspondem ao processo de provações e testes que antecede à iniciação.

As ovelhas representam a suavidade de alma necessária para transcender as dificuldades externas.

O burro significa humildade e serviço altruísta, que compensam e reduzem alguns dos sofrimentos da vida. Uma cabra é um símbolo da persistência necessária para subir até a altura do espírito imortal.

As fracas chamas acesas ao redor do recém-nascido são as luzes búdicas da alma espiritual, sempre precárias no meio da noite do materialismo e da ignorância. Os pais da criança, e as outras crianças, representam a humanidade. O galo anunciará o novo dia. Uma vaca, frequentemente presente na cena, representa a Vida como um todo e por isso ela é sagrada na Índia. Uma estrela no céu, brilhando sobre o presépio, representa Atma e a Lei Universal. A cena inteira constitui um estudo sobre a comunhão, ou unidade na diversidade. Este é um dos temas centrais das grandes iniciações.

A cada ano, nascemos durante o Natal para começar a viver no Ano Novo. Ao longo deste ciclo e de outros, aprendemos a existir em unidade consciente com a nossa invisível Estrela no céu.

000000

.
Acompanhe nosso trabalho no Facebook .  Siga-nos pelo Twitter .
.
 
.
Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a lutbr@terra.com.br e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.
000
.
A reprodução de O Presépio na Alma de Cada Um é livre, uma vez que seja feita na íntegra - incluindo o nome de autor - e que seja citado o website de onde for retirado.
..
Publicado originalmente em www.FilosofiaEsoterica.com ,
..
http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=1788#.UrnovtJDvFh

00000000000
.

A Vida Como um Laboratório



A Busca da Verdade
Ultrapassa o Mundo da Aparência

Joana Maria Pinho
.
.
Para fazer da Teosofia um fator vivo, o estudante de filosofia esotérica tem em sua vida o laboratório necessário.
.
O ensinamento teosófico é dirigido a todos e existe para ser aplicado no dia-a-dia. Sua proposta não é acadêmica. A Teosofia propõe o desenvolvimento da consciência cósmica, o auto-aperfeiçoamento, a alquimia interior, a iluminação planetária.
.
Alguns grupos ficam indignados quando se coloca teosofia em assuntos “não-teosóficos”, mas quais são os temas “não-teosóficos”? Sendo a Teosofia a arte de viver, tudo o que esteja relacionado com a vida diz respeito à teosofia.
.
A teosofia tem respostas para quaisquer questões. Quando a visão teosófica for aplicada aos vários aspectos da vida humana, todos os seres viverão abençoados pela luz que dela emana.
.
A procura por soluções tem-se desenvolvido em grupos partidários, em associações de proteção ambiental, estudos acadêmicos, estatísticas, etc. O alimento é frequentemente procurado na casca, mas a substância está na noz.
.
A busca profunda ocorre ultrapassando-se o mundo da aparência e dos resultados e dirigindo a atenção para o essencial. De fato, ficar agarrado à forma e à visão de curto prazo desanima a muitas pessoas. A harmonia não chega com imediatismo nem com manipulação material, e muito menos com indignação. Quando nos lamentamos em relação à realidade, a atenção sai do que está ao nosso alcance, a energia perde o foco, e o nosso poder criativo é desperdiçado.
.
Toda árvore precisa de uma série de condições para crescer de forma ótima. De nada adianta querer que uma árvore cresça e dê frutos antes de seu tempo. De nada adianta gritar com ela. Por vezes até se produz o efeito contrário e, ao interferirmos violentamente no seu desenvolvimento, ela adoece, demora ainda mais para crescer, e por vezes até acaba por morrer.
.
Quando a árvore tem reunidas as condições necessárias para o seu serviço e todas as células cumprem seu dever, ela se desenvolve adequadamente. Dentro do ritmo necessário, ela dá frutos. E o estudo teosófico tem o poder de desenvolver todas as qualidades essenciais para que a árvore cresça e dê frutos saborosos e nutritivos.
.
Uma nova civilização se desenvolve no atual momento da história humana. O cidadão planetário conhece sua responsabilidade na construção do futuro e cumpre seu dever com entusiasmo. Com paz-ciência, ele cria em sua vida o que quer ver no mundo: Amor-Sabedoria.
.
Ressalto as seguintes palavras do texto “A Lei Natural das Coisas”:
.
“Quando na balança do progresso humano o prato com as novas estruturas civilizatórias começar a ter um peso significativo, em relação ao prato que contém as velhas estruturas, então a humanidade começará a ver e a sentir com profunda clareza que uma nova civilização da solidariedade está de fato em marcha.” [1]
.
As sementes da nova civilização foram plantadas pelos irmãos mais velhos da humanidade. Que possamos com humildade e gratidão auxiliar no cultivo da civilização luminosa.
.
NOTA:
.
[1] Do artigo “A Lei Natural das Coisas”, de Joaquim Soares, que pode ser encontrado em www.FilosofiaEsoterica.com .
.
00000
.
O artigo acima foi publicado inicialmente na edição de julho de 2013 de “O Teosofista”.
.
00000000000
.
.
Sobre a missão de Helena Blavatsky e do movimento teosófico autêntico, que envolve o despertar da humanidade para a lei da fraternidade universal, veja o livro “The Fire and Light of Theosophical Literature”, de Carlos Cardoso Aveline.
A obra tem 255 páginas e foi publicada em outubro de 2013 por “The Aquarian Theosophist”. O volume pode ser comprado através de Amazon Books.
.
0000000000000000
.
Acompanhe nosso trabalho no Facebook . Siga-nos pelo Twitter .
.
.
Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a lutbr@terra.com.br e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.
.
000000000000000000000000000000000000000
 .
A reprodução de A Vida Como um Laboratório é livre, uma vez que seja feita na íntegra
..
- incluindo o nome de autor - e que seja citado o website de onde for retirado.
..

Publicado originalmente em www.FilosofiaEsoterica.com ,
.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Se Cristo Voltar Neste Natal

Caros Amigos,

Estamos distribuindo hoje, em nome de  www.FilosofiaEsoterica.com  e  websites associados, um texto intitulado  Se Cristo Voltar Neste Natal.
                            
Alguns parágrafos do texto afirmam:

000000

Quando vemos em profundidade a figura de Jesus Cristo, reconhecemos que ele simboliza no Ocidente os sábios e os instrutores da humanidade. Krishna, Buddha, Pitágoras, Platão, Lao-tzu, Confúcio e Cristo ensinam a mesma sabedoria universal.

Os seres humanos recebem sua ajuda e sua inspiração em planos superiores de consciência, acima do que é percebido pelos cinco sentidos e pelo nível “pessoal”, denso e primário, da atividade do cérebro. O contato a ser buscado é com a sabedoria em si mesma e não com a personalidade deste ou daquele instrutor.

00000000000000000
                                                                                    
O texto  Se Cristo Voltar Neste Natal  está entre os “Doze Textos em Destaque”, em  www.FilosofiaEsoterica.com . Além disso, basta escolher um destes links diretos para chegar à publicação:      

           


A reprodução do artigo  Se Cristo Voltar Neste Natal  é livre, uma vez que seja feita na íntegra - incluindo o nome de autor - e que seja citado o website de onde for retirado.     

Convidamos nossos leitores a visitarem nossas páginas no Facebook, inclusiveCarlos Cardoso Aveline,  SerAtento,  FilosofiaEsoterica.com  e  Loja Unida de  Teosofistas.     

Os interessados em um estudo diário da filosofia esotérica original devem escrever a  lutbr@terra.com.br ,  perguntando como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo  SerAtento.

000

Fraternalmente,

Os Editores 

Áudio: O Dilema da Ação Ética


Caros Amigos,


Em nome de www.FilosofiaEsoterica.com e websites associados, indicamos dois áudios de Carlos Cardoso Aveline, para ouvirmos com calma e atenção.

_________________


Áudio: O Dilema da Ação Ética


A Arte de Transformar a Boa

Intenção em Ações Efetivamente Corretas


Carlos Cardoso Aveline


Os áudios a seguir - com duração de 20 minutos - reproduzem parte de um seminário realizado no Instituto Renascer da Consciência, em Minas Gerais, em janeiro de 2010.

No seminário, de 12 horas-aula, foi feito um estudo comparado entre as tradições de sabedoria do Oriente e do Ocidente.

Nos presentes áudios é examinado o chamado “dilema de S. Paulo” (“Romanos”, VII, 15-19):

“...Porque não faço o bem que quero fazer, mas o mal que não quero, esse eu faço.”

A resposta a este dilema está presente em obras filosóficas mais antigas que o cristianismo.

Clique aqui para ouvir“Áudio: O Dilema da Ação Ética” - 1.ª parte (15 minutos)

Clique aqui para ouvir“Áudio: O Dilema da Ação Ética” - 2.ª parte (5 minutos)

0000000000000000


Acompanhe nosso trabalho no Facebook . Siga-nos pelo Twitter .

.
Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a lutbr@terra.com.br e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.
.
Fraternalmente,
.
Os Editores
.

domingo, 22 de dezembro de 2013

O ESPÍRITO DO NATAL E O AUTOCONHECIMENTO

Foto: O ESPÍRITO DO NATAL E O AUTOCONHECIMENTO  A celebração do Natal em 25 de dezembro tem origens pagãs e a sua natureza cristã é sujeita a controvérsias.  Os Puritanos, na Inglaterra, consideravam a data uma invenção artificial do papado romano.  O Natal superou as fronteiras da sua própria evolução histórica e sociológica para tornar-se um dia dedicado à fraternidade universal, um dia que abre um período de aproximadamente uma semana, dedicado à amizade entre todos os seres, e que conclui com a entrada no Ano Novo. [1]    Desde o início de Dezembro e até o início de Janeiro, há na alma humana uma expansão do sentimento de compaixão, da capacidade de perdoar,  do amor nobre, da compreensão e do pensamento universal.   Nas mentes não-religiosas, porém, nem tudo o que se expande é bom, e o exagero deve ser evitado.    Astrologicamente, os últimos dias de 2013 mostram aspectos severos no céu.  O fato cria  uma oportunidade para olhar as dificuldades humanas com realismo e sob a luz da compaixão universal.  (Carlos Cardoso Aveline)  NOTA:   [1] Em  teosofia, um dia que marca ocultamente o Novo Ano é  4 de Janeiro.

A celebração do Natal em 25 de dezembro tem origens pagãs e a sua natureza cristã é sujeita a controvérsias. Os Puritanos, na Inglaterra, consideravam a data uma invenção artificial do papado romano.

O Natal superou as fronteiras da sua própria evolução histórica e sociológica para tornar-se um dia dedicado à fraternidade universal, um dia que abre um período de aproximadamente uma semana, dedicado à amizade entre todos os seres, e que conclui com a entrada no Ano Novo. [1]

Desde o início de Dezembro e até o início de Janeiro, há na alma humana uma expansão do sentimento de compaixão, da capacidade de perdoar, do amor nobre, da compreensão e do pensamento universal.

Nas mentes não-religiosas, porém, nem tudo o que se expande é bom, e o exagero deve ser evitado.

Astrologicamente, os últimos dias de 2013 mostram aspectos severos no céu. O fato cria uma oportunidade para olhar as dificuldades humanas com realismo e sob a luz da compaixão universal.

(Carlos Cardoso Aveline)

NOTA:

[1] Em teosofia, um dia que marca ocultamente o Novo Ano é 4 de Janeiro.
.
000
.
Mensagem publicada no facebook Carlos Cardoso Aveline

Fraternalmente,

Os Editores

UM PASSO INEVITÁVEL

Foto: O LEMA DO DIA   O auto-controle no pensamento é um passo inevitável em todo estudo sério de filosofia.    Uma mente governada pela preguiça é pior que inútil na busca da sabedoria. A auto-disciplina é fonte de bem-estar e vitória.    (CCA)

O auto-controle no pensamento é um passo inevitável em todo estudo sério de filosofia. 

Uma mente governada pela preguiça é pior que inútil na busca da sabedoria. A auto-disciplina é fonte de bem-estar e vitória. 

(CCA)

000

Mensagem publicada no facebook Carlos Cardoso Aveline

Fraternalmente,

Os Editores



sábado, 21 de dezembro de 2013

O DIÁLOGO E A AÇÃO DIRETA

Foto: O DIÁLOGO E A AÇÃO DIRETA    O diálogo e a diplomacia são úteis nas relações humanas e internacionais, e a ação direta não-violenta também é importante.    Ações criativas fazem com que as relações avancem para cenários novos e melhores ao mudar as situações de maneira  inesperada.   William Q. Judge escreveu que devemos fazer de fato coisas inovadoras, e depois anunciá-las.  A recomendação é especialmente útil quando o diálogo não é eficaz.    Construir o que é correto é a melhor maneira de melhorar a vida. Isso implica um certo grau de destruição de situações velhas e apegos que não fazem sentido.  No entanto, é uma ilusão pensar que a destruição do errado traz em si mesma algo de bom. Ela pode dar lugar a um erro maior ainda.  É o ideal de progresso e perfeição humanos que abre caminho para a evolução; e o progresso deve ser buscado através da criatividade solidária e do respeito  por todos.   (Carlos Cardoso Aveline)

O diálogo e a diplomacia são úteis nas relações humanas e internacionais, e a ação direta não-violenta também é importante.

Ações criativas fazem com que as relações avancem para cenários novos e melhores ao mudar as situações de maneira inesperada.

William Q. Judge escreveu que devemos fazer de fato coisas inovadoras, e depois anunciá-las. A recomendação é especialmente útil quando o diálogo não é eficaz.

Construir o que é correto é a melhor maneira de melhorar a vida. Isso implica um certo grau de destruição de situações velhas e apegos que não fazem sentido. No entanto, é uma ilusão pensar que a destruição do errado traz em si mesma algo de bom. Ela pode dar lugar a um erro maior ainda. É o ideal de progresso e perfeição humanos que abre caminho para a evolução; e o progresso deve ser buscado através da criatividade solidária e do respeito por todos.

(Carlos Cardoso Aveline)

000

Mensagem publicada no facebook Carlos Cardoso Aveline

Fraternalmente,

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Círculos Magnéticos de Amor Universal

Caros Amigos,

Estamos distribuindo hoje, em nome de  www.FilosofiaEsoterica.com  e  websites associados, um texto intitulado  Círculos Magnéticos de Amor Universal.
                            
Os primeiros parágrafos do artigo afirmam:

000000

“A vontade cria, pois a vontade em movimento é força, e a força produz matéria”, escreveu Helena Blavatsky.

Cada ação intensa, durável e decidida de um ser humano que sabe o que quer provoca uma reação em cadeia que será proporcional à sua força (.....).

00000000000000000
                                                                                    
O texto  Círculos Magnéticos de Amor Universal  está entre os “Doze Textos em Destaque”, em  www.FilosofiaEsoterica.com . Além disso, basta escolher um destes links diretos para chegar à publicação:      

           


A reprodução do artigo  Círculos Magnéticos de Amor Universal  é livre, uma vez que seja feita na íntegra - incluindo o nome de autor - e que seja citado o website de onde for retirado.     

Convidamos nossos leitores a visitarem nossas páginas no Facebook, inclusive Carlos Cardoso Aveline,  SerAtento,  FilosofiaEsoterica.com  e  Loja Unida de  Teosofistas.     

Os interessados em um estudo diário da filosofia esotérica original devem escrever a lutbr@terra.com.br ,  perguntando como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo  SerAtento.

000

Fraternalmente,

Os Editores 
.