sábado, 29 de outubro de 2011

Afinal, o que é mesmo uma universidade?
A universidade enquanto conceito reserva muito elementos utópicos, no entanto o homem moderno possui extrema dificuldade em pensar analisar estes elementos através da reflexão crítica. Parece que a rapidez da modernização científica e tecnológica força o esquecimento do ideal de universidade enquanto projeto a ser pensado. A racionalidade no universo acadêmico deve voltar-se a fortalecer as questões humanísticas para que não deixe a universidade se perder nas amarras do discurso alienado que se volta para as questões econômicas do sistema capitalista, o qual quer transformar a educação, o bem mais precioso da humanidade em mercadoria.
O conceito de acadêmico pressupõe o conceito filosófico, pois segundo Pieper, “(...) um estudo sem filosofia não é um estudo acadêmico”. Para uma universidade que tem o estudo voltado para os objetivos práticos, não basta apenas ter uma disciplina filosófica em seu currículo, mas que pense ser necessário algo mais do que pura necessidade e preocupação com a rapidez tecnicista do resultado útil e imediato.Segundo Arnildo Pommer: “a academia não pode ser lugar de conservantismo, ela tem a obrigação filosófico-epistêmico de compreender o presente” (POMMER, Arnildo; 1999). Diante destes pressupostos podemos dizer que não há universidade sem a diversidade de conhecimentos, inclusive o filosófico.
A universidade tem o dever de se diferenciar de todas as outras instituições, pois deve ser o lugar de resistência, que lute contra a mecanização do ensino, devendo constantemente fazer uma reflexão radial e dinâmica, perante a rapidez voraz e destruidora da técnica e da modernização científica. Porque segundo o célebre filósofo, escritor e poeta Mário Osório Marques: “(...) o processo científico e tecnológico é invenção humana, não fatalidade histórica”. (MARQUES, Mario Osório; 1999).
Esperamos que os ideais de Mario Osório Marques não sejam destruídos pelos medíocres pensamentos massificados do modelo capitalista que no momento se fazem presentes, e que o verdadeiro significado de universidade seja compreendido e aplicado nas práticas educacionais das universidades.
Luana de Oliveira e Luís Fernando Jaques, acadêmicos de Filosofia da Unijuí.
Referência: Introdução à Filosofia. Org. Paulo Rudi Schneider. Editora UNIJUÍ. Ijuí.1999. p.165.